“AUTOESTIMA E A BELEZA”
Os padrões de beleza vigentes provocam
insatisfação, sofrimento e sensação de desamparo nas mulheres, quando não
patologias graves que podem levar à morte em 20% dos casos, como nos
transtornos alimentares.
Ditados pela moda e publicidade,
propagados maciçamente pela mídia, são interiorizados pelas mulheres,
adolescentes e meninas como “verdades absolutas” e, como tais, inquestionáveis.
E o tal “padrão” é um atributo que apenas 0,5 % da humanidade, se tanto,
possui.
É fundamental a reavaliação desses conceitos e
que a eles se contraponham referenciais mais saudáveis e viáveis.
Há urgência, em nome da saúde e bem estar
e, (porque não?) até da beleza, que se desenvolvam referencias culturais alternativas
de identificação. Mas, sobretudo, referencias pessoais de percepção da própria
beleza., que permitam à jovem submeter os estímulos estéticos que vêm de fora à
própria identidade estética.
A base é o desenvolvimento de uma autoestima adequada. Nesta aquisição
a relação mãe – filha é fundamental. A partir dela, a menina poderá alicerçar
suas crenças de maneira saudável.
È a beleza real, viável, aplicada a formas, tamanhos, idades e etnias
diferentes. A que leva em conta a singularidade, o que há de peculiar na
pessoa. Solidamente baseada numa visão positiva de si mesma.
Dr. Marco Antonio De Tommaso
- Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
- Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
- Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
- Consultor da Unilever - Dove de2004 a 2010
- Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
- Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
- Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
- Consultor da Unilever - Dove de
- Articulista da revista Boa Forma “No Divã”
- Psicólogo das Agências Joy e L'Equipe de modelos.
- Psicólogo das Agências Joy e L'Equipe de modelos.
- Consultor de psicologia do site
www.giselebundchen.com.br
Rua Bento de
Andrade, 121 Jardim Paulista São
Paulo
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