Na clínica observamos que, muitas pessoas contam que a batalha contra a balança começou depois que passaram por uma situação traumática. É verdade, tem muita gente que, diante de mudanças importantes de vida, passam a comer em excesso. E pode ser qualquer tipo de problema – briga com o namorado, perdas, morte de alguém querido, separação, desemprego, doenças e por aí vai.
Fatos assim marcantes são chamados pelos especialistas de eventos vitais porque eles têm impacto muito forte na rotina das pessoas. Para cada uma, um determinado evento pega mais do que para outra, é muito pessoal. No fundo, seja lá qual for o fato, o resultado que leva à compulsão é o stress, processo que ocorre quando o organismo e o psiquismo precisam se readaptar para fazer frente a mudanças, situações novas, adaptações. O cérebro avisa o corpo que há perigo, risco de sofrimento. E o corpo reage fabricando e jogando na circulação adrenalina e CORTISOL, entre outras substancias,hormônios que colocam todas os nossos sentidos em alerta para enfrentar situações ameaçadoras. Se a ameaça for real, é uma reação útil. Se o perigo for criado pela nossa cabeça, toda essa mobilização torna-se muito prejudicial. O cortisol favorece a síntese da gordura e sua deposição na região do abdômen,além de levar a pessoa a comer mais.
Por isso mesmo, você que quer se livrar dos quilos a mais, tem de se preocupar e cuidar com carinho da sua qualidade de vida,de seu equilíbrio psicológico, caminho seguro para atingir seu objetivo. Não fique esperando emagrecer para então viver melhor. Em outras palavras, você precisa ser feliz para emagrecer e não emagrecer para ser feliz.
Dr. Marco Antonio De Tommaso
- Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
- Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
- Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
- Consultor da Unilever - Dove de 2004 a 2010
- Articulista da revista Boa Forma “No Divã”
- Psicólogo da Agência L'Equipe de modelos.
- Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br/estilo
11 - 3887 9738 www.tommaso.psc.br tommaso@terra.com.br
http://tommasopsicologia.blogspot.com/
Rua Bento de Andrade, 121 Jardim Paulista São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário