segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Depressão: a vida em preto e branco

 DEPRESSÃO



     A Depressão é o transtorno psicopatológico mais frequente. 5% das pessoas tem depressão. 20-25% das mulheres e 7-12% dos homens tem, tiveram ou terão depressão ao longo da vida. Pode ocorrer a qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer idade .


    Dois em cada 10 casos de afastamento de postos de trabalho se dá devido à depressão! Outros dois, pela ansiedade!


     Caracteriza-se pela pronunciada tristeza que se manifesta na maior parte do dia e praticamente todos os dias, acentuada diminuição do interesse e do prazer, na mesma proporção. Pode vir acompanhada de perda ou ganho de apetite e consequente alteração do peso, alterações do sono ( alguns tem dificuldade para dormir ou acordam no meio da noite, outros querem dormir o tempo todo) , retardo ou lentidão de movimentos, acentuação da fadiga, falta de energia e desinteresse pela vida, diminuição da capacidade de concentração, diminuição do interesse pelo sexo. Frequentemente há aumento da irritabilidade, mal humor, podendo ser  difícil a convivência com o depressivo. Há diminuição da autoconfiança e o pessimismo acentuado faz com que tudo seja visto com lentes escuras e com ênfase no lado negativo , com a sensação de que esse mal estar irá durar para sempre e que não serão mais capazes de sentir prazer ou emoção em suas vidas. São comuns sintomas físicos como dores de cabeça, nos músculos , articulares ou outros.

     Pode culminar com tentativas de suicídio ou homicídio.


     Um dos mitos que ainda envolvem a depressão , diferentemente de outras doenças físicas, onde a pessoa não se acha culpada e nem culpa os outros, é que o deprimido tende a ver-se ou a ser visto como “fraco”, “sem caráter” ou “força de vontade”, provocando fortes e INDEVIDOS sentimentos de culpa. Muitas vezes essa falsa crença adia a procura de tratamento.


     A depressão é causada pela confluência de fatores genéticos, familiares, neuropsíquicos, hormonais e psicológicos.



     

     O tratamento da depressão dá-se através de medicamentos antidepressivos e TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA. Estudos mostram que, em  longo prazo, pacientes que se submetem à psicoterapia beneficiam-se mais do que os que utilizam apenas a medicação, no sentido de proporcionar-lhes formas de autoconhecimento que lhes permitam “abortar” depressões incipientes ou a lidar mais eficazmente com episódios futuros, se houverem, além de melhora da qualidade de vida. 




Dr. Marco Antonio De Tommaso

-  Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo

-  Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento

-  Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade

-  Consultor da Unilever - Dove de 2004 a 2010

-  Articulista da revista Boa Forma “ Divã”

-  Tratamento da ansiedade e da compulsão alimentar. EMAGRECIMENTO.

-  Atendimento presencial e ON LINE.

-  Assessoria psicológica para modelos e agências

-  Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br (em reformulação)



11 - 3887 9738    www.tommaso.psc.br  tommaso@terra.com.br

http://tommasopsicologia.blogspot.com/


 http://www.facebook.com/marcoantonio.detommaso.5


fanpage   https://www.facebook.com/drmarcotommaso


Instagram: marco_tommaso_psicologia







________________________________________

 

Este email foi escaneado pelo Avast antivírus. 

www.avast.com 


Nenhum comentário: