terça-feira, 9 de abril de 2024

A cura não vem do esquecer. Vem da lembrança sem dor. (Freud)

 

A cura não vem do esquecer. Vem  da lembrança sem dor (Freud)

 

Você já se perguntou por que é tão importante revisitar o passado durante uma psicoterapia? A famosa frase de Freud, "A cura não vem do esquecimento. Vem da lembrança sem dor", oferece uma perspectiva profunda sobre a natureza da cura psicológica. Vamos explorar como essa ideia se relaciona com a prática da Terapia do Esquema, uma abordagem terapêutica moderna que busca desvendar as raízes profundas dos nossos padrões emocionais.

 

O Poder da Lembrança Sem Dor

 

Quando Freud falou sobre "lembrança sem dor", ele estava destacando a importância de revisitar experiências passadas sem reviver a dor emocional associada a elas. Na Terapia do Esquema, esse princípio é fundamental. Ao explorarmos o passado, nosso objetivo não é reabrir feridas antigas, mas sim compreender como essas experiências moldaram nossos padrões emocionais e comportamentais atuais.

 

Por que Voltar ao Passado?

 

Você pode estar se perguntando por que é necessário reviver eventos passados para curar o presente. A resposta está na compreensão de que muitos dos nossos padrões emocionais e comportamentais têm suas raízes na infância e na adolescência. Ao explorarmos essas experiências, podemos identificar e desafiar os "esquemas emocionais" ou crenças negativas profundas que nos afetam ainda hoje.

 

A Jornada da Terapia do Esquema

 

Durante a Terapia do Esquema, trabalhamos em conjunto para explorar esses esquemas emocionais, identificar suas origens e desenvolver estratégias para superá-los. Utilizamos técnicas terapêuticas comprovadas, como a ressignificação de experiências passadas, a promoção do autocuidado e o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento saudáveis.

 

Benefícios da Terapia do Esquema

 

Autoconhecimento Profundo: Ao explorar o passado, você ganha uma compreensão mais profunda de si mesmo, de suas necessidades e padrões emocionais.

 

Maior Resiliência: Ao desafiar e superar os esquemas emocionais negativos, você desenvolve uma maior resiliência emocional e uma capacidade maior de lidar com os desafios da vida.

 

Relacionamentos mais Satisfatórios: Ao compreender melhor suas próprias necessidades e padrões, você pode melhorar significativamente seus relacionamentos interpessoais.

 

Bem-Estar Emocional Duradouro: Ao enfrentar e superar os padrões disfuncionais, você experimenta um maior senso de paz interior e bem-estar emocional.

 

Dê o Primeiro Passo Rumo à sua Transformação Interior

 

Se você está pronto para desvendar os padrões emocionais que têm limitado sua vida e encontrar uma nova perspectiva, a Terapia do Esquema pode ser o próximo passo em sua jornada de autodescoberta e cura emocional. Não deixe que o passado continue a influenciar o seu presente. Agende uma consulta conosco hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção à sua transformação interior.

 

Pronto para Transformar sua Vida? Agende sua Consulta Agora!

 

Não espere mais para começar sua jornada de cura e transformação. Entre em contato conosco hoje mesmo para agendar sua primeira consulta e dar o primeiro passo rumo a uma vida mais plena, satisfatória e emocionalmente equilibrada.

 

Dr. Marco Antonio De Tommaso

 

 - Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo

- Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento –

- Tratamento da ansiedade, pânico, depressão, emagrecimento, compulsão alimentar.

- Atendimento online

 - Consultor da Unilever - Dove de 2004 a 2010

- Articulista da revista Boa Forma “ Divã”

- Assessoria psicológica para modelos e agências

- Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br (em reformulação)

 

11 – 97255 1945

 

 www.tommaso.psc.br

tommaso@terra.com.br

 

http://tommasopsicologia.blogspot.com/

 

http://www.facebook.com/marcoantonio.detommaso.5

 

fanpage https://www.facebook.com/drmarcotommaso

 

Insta : marco_tommaso_psicologia

 

Nenhum comentário: