terça-feira, 7 de novembro de 2023

O fantasma do panico. Uma jornada que pode virar pesadelo

 

O Fantasma do Pânico: Uma Jornada que Pode Virar Pesadelo

 

Você acorda, e o primeiro pensamento que cruza sua mente é: "Hoje pode ser o dia em que tudo vai desmoronar." Um aperto no peito, uma onda de terror, e a sensação avassaladora de que algo terrível está prestes a acontecer te atingem sem aviso. Isso é a síndrome do pânico, e se você já passou por isso, você sabe o quão aterrorizante pode ser.

 

Aqui está a jornada de muitos que enfrentam o pânico, talvez até a sua própria jornada:

 

1. O Início do Pesadelo

Tudo começa com uma crise de pânico. É um momento de puro horror, onde seu coração dispara, sua respiração fica curta, e o medo de morrer se torna insuportável. E assim começa a busca por respostas.

 

2. A Busca por Socorro

Em busca de alívio, você corre para o pronto-socorro. Os médicos realizam uma série de exames, mas não encontram nada fora do comum. "Deve ser só ansiedade", eles dizem. Mas para você, parece mais do que isso. Isso é o pior que poderiam ter dito.

 

3. A Pior Resposta

Você sai do pronto-socorro com mais perguntas do que respostas. O medo persiste, e você começa a procurar por outras especialidades médicas. Cardiologistas, otorrinolaringologistas, endocrinologistas, neurologistas – todos examinam você minuciosamente, mas os resultados ainda são os mesmos: "Não há nada de errado com você."

 

4. O Ciclo de Repetição

Enquanto os médicos não conseguem encontrar uma causa clínica, as crises de pânico continuam. Você as associa a locais, horários e circunstâncias específicas. Logo, começa a evitar essas situações a todo custo, com medo de que "aquilo" aconteça de novo. Cada vez mais, sua vida se estreita.

 

5. O Prejuízo Invisível

À medida que o tempo passa, o pânico assume o controle. Você perde oportunidades, deixa de participar de eventos, e seus relacionamentos sofrem. A agorafobia se instala, e sua vida fica cada vez mais restrita.

 

6. A Demora Perigosa

As estatísticas são alarmantes. Cerca de 80% das pessoas que enfrentam o pânico não procuram ajuda em saúde mental um ano após a primeira crise. A demora em buscar o tratamento adequado se torna o aliado silencioso do pânico, tornando-o mais arraigado a cada dia.

 

A Esperança no Tratamento

No entanto, há esperança. A demora em buscar ajuda não precisa ser o seu destino. A psicoterapia é uma ferramenta valiosa para o tratamento do pânico e da agorafobia. Com a orientação de um terapeuta especializado, você pode identificar os gatilhos, aprender a gerenciar a ansiedade, enfrentar os medos e desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis.

 

Não espere que o pânico continue a ser um pesadelo diário. A recuperação está ao seu alcance, e a psicoterapia é a chave para abrir as portas de uma vida livre do medo. Não deixe que a demora seja sua pior inimiga. Busque ajuda agora e dê o primeiro passo em direção a uma vida mais tranquila e cheia de possibilidades.

 

Você não está sozinho nessa jornada. Milhões de pessoas encontraram a ajuda de que precisavam. Agora é a sua vez de encontrar o caminho para a recuperação.

 

 

Dr. Marco Antonio De Tommaso

 

 - Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo

- Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento –

- Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade

- Tratamento da ansiedade, emagrecimento, compulsão alimentar

 - Consultor da Unilever - Dove de 2004 a 2010

- Articulista da revista Boa Forma “ Divã”

- Assessoria psicológica para modelos e agências

- Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br (em reformulação)

 

11 – 97255 1945

 

 www.tommaso.psc.br

tommaso@terra.com.br

 

http://tommasopsicologia.blogspot.com/

 

http://www.facebook.com/marcoantonio.detommaso.5

 

fanpage https://www.facebook.com/drmarcotommaso

 

Insta : marco_tommaso_psicologia

 

 

Nenhum comentário: