quinta-feira, 29 de abril de 2010

MATÉRIA BOA FORMA MAIO

Caros amigos,


Envio matéria de minha coluna na revista Boa Forma , "O Melhor de Você",referente ao
mês de maio.

Espero que gostem.

Tommaso

Dê uma folga para a balança





Olá, dr. Tommaso,

Tenho 24 anos, 1,75 metro e peso por volta de 70 quilos – por volta de, pois subo na balança duas vezes todos os dias e oscilo entre 68 e 70. Quando passo dessa marca, entro em desespero: paro de comer, bebo água para despistar a fome e corro para a academia. No dia a dia, minha alimentação é regrada (como bastante salada e nada de doce, apesar de amar chocolate). Cheguei a pesar 80 quilos na adolescência, e emagreci fazendo muita dieta, mas acho que a fase de crescimento também ajudou. Tenho verdadeiro pânico de me imaginar gorda novamente. Já terminei um relacionamento por me sentir feia e cheguei a faltar na faculdade quando acordava me sentindo enorme. Meu sonho é pesar 60 quilos. Tenho medo de nunca chegar lá, mas não consigo parar de pensar nisso.

*Adriana



* nome trocado para preservar a identidade da leitora



Cara Adriana,

Quando você conta que terminou um namoro e faltou na faculdade por se sentir feia e enorme, me faz recordar uma pesquisa feita por uma marca mundial de cosméticos, que revelou que 2/3 das mulheres evitam situações públicas quando estão insatisfeitas com a própria aparência. É um número e tanto, mas não quer dizer que se trata de um comportamento saudável.

No seu caso, parece que não há nada de errado com suas medidas, já que você tem peso e altura proporcionais e índice de massa corporal considerado ideal. É possível que o sobrepeso na adolescência, idade do questionamento e da formação da personalidade, tenha deixado sequelas na maneira como você se vê e se relaciona com os outros. Mas lembre-se o peso estético (como você se vê no espelho) e o clínico nem sempre são compatíveis, ou seja, ainda que você deseje chegar aos 60 quilos, não significa que isso seja o mais adequado para a sua saúde.

Ainda falando em números, tente não se prender tanto àqueles que a balança marca. É normal o peso – de magros e gordos – variar ao longo do dia, dependendo do horário, do que você acabou de comer ou beber, se fez exercícios ou não, se está perto de ficar menstruada. Pesar-se duas vezes por dia só serve, portanto, para alimentar a sua ansiedade, pois não vai mudar um grama, para mais nem para menos, no seu peso. E ainda tem um perigo: parar de comer, ficar à base de água e exagerar na ginástica quando se vê mais pesada são comportamentos tipicamente compulsivos, que colocam você à beira de um distúrbio alimentar, como anorexia ou bulimia. Observe se essa preocupação excessiva em torno da alimentação não é uma forma de desviar o foco de outras questões que precisam ser resolvidas na sua vida. Então, procure o equilíbrio entre suas emoções e ações.

Nenhum comentário: