quarta-feira, 13 de julho de 2011

PSICOLOGIA NO EMAGRECIMENTO: OS "ACORDOS" NOSSOS DE CADA DIA

PSICOLOGIA NO EMAGRECIMENTO: OS ACORDOS NOSSOS DE CADA DIA


Todo processo de emagrecimento implica, entre outras coisas, numa redução qualitativa e /ou quantitativamente do alimento. Em determinados momentos há uma tendência a “sair da dieta”, como se diz popularmente. Isso provocaria um sentimento de culpa e ineficácia, se fosse racionalmente admitido. Aí ocorrem os “acordos” que as pessoas fazem consigo mesmas: “Só hoje...”Eu mereço...” Já que eu trabalhei demais, então”...”Amanhã eu começo...”Quer saber?”...

E por aí vai...Esses acordos visam atenuar a culpa e ansiedade e justificar em curtíssimo prazo o excesso....Só que a culpa volta depois em grau muito maior, reforçado pela sensação de ineficácia.

Quando são formulados, a pessoa é honesta e acredita que irá, efetivamente, cumpri-los. Claro que isso não ocorrerá. O mais provável é que o ato constitua o precedente, a concessão, para um abuso muito maior, com culpa maior, mais excesso, mais culpa, em círculos viciosos...Acredite, você não cumprirá esse acordo! Não o faça! Mais, se conseguir vencer a sensação, não abusar trará muito mais prazer que o efêmero prazer de curtíssimo prazo que você sentirá, se o sentir, por ter comido!

Lembre-se! Emagrecer implica em adiar uma gratificação de curtíssimo prazo, comer, por outra de médio prazo, perder gordura, muito mais gratificante!



Dr. Marco Antonio De Tommaso
- Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
- Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
- Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
- Psicólogo da Agência L'Equipe de modelos.
- Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br/estilo


11 - 3887 9738 www.tommaso.psc.br tommaso@terra.com.br
http://tommasopsicologia.blogspot.com/


Rua Bento de Andrade, 121 Jardim Paulista São Paulo

Nenhum comentário: