quarta-feira, 6 de março de 2013

"REGIME"X REEDUCAÇÃO NUTRICIONAL





“REGIME” X REEDUCAÇÃO NUTRICIONAL: A VISÃO DA PSICOLOGIA



  “Regime” é uma das mais odiosas palavras da língua portuguesa! Tem cara de “tudo ou nada”, de “proibido”, da “faço ou não faço”. Tem implícitas premissas do tipo “tranque a boca”, “campo de concentração todo mundo é magro”.
   Tudo é proibido! Uma punição a cada refeição... Provoca ansiedade, stress, raiva, deprime. Tem sérias conseqüências na vida pessoal e social da pessoa. A culpa é permanente por algo que não fez ou acha que não fez... Ou por algo que fez...A aderência a médio prazo é zero...Um convite à compulsão alimentar...A autoestima...

    Reeducação alimentar é um processo de aprendizagem. Baseada em conhecimentos científicos, na história de vida da pessoa, no seu estilo de vida, preferências, a (o) nutricionista vai modelando o comportamento alimentar, adequando ao repertório da pessoa, que precisará dele para o resto da vida. È fundamental porque é definitivo. Ferramental para o presente e o futuro. Quem tem problema de peso deve ter em mente que a mudança de comportamento alimentar será para o RESTO DA VIDA. Para isso, ela deverá ser equilibrada, personalizada, SABOROSA! Não é possível manter um comportamento complexo como o alimentar se não houver prazer! Essa mudança de comportamento deverá ser lenta, muitas vezes por tentativa e erro. Cuidar do processo para que a perda de gordura venha como conseqüência. O objetivo é emagrecer E PERMANECER SAUDAVELMENTE MAGRA.

    Psicologicamente, emagrecer é mudar estilo de vida. É mudar comportamentos e automatizá-los, gerando novos hábitos. Um comportamento precisa ser repetido para se tornar um hábito e para isso precisará ser prazeroso. Um conjunto de hábitos saudáveis define um novo estilo de vida.

   Resumindo, se seu não posso comer o quero eu quero, devo ser treinado a comer aquilo que gosto, de forma parcimoniosa. E aprender a gostar daquilo que eu preciso. Afinal, o alimento não é só nutrição. É amor, afeto, carinho, celebração.

    Não faça “regime”! Invista na reeducação nutricional! Seu psiquismo agradece!



                     Dr. Marco Antonio De Tommaso
-  Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
-  Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
-  Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
-  Consultor da Unilever - Dove de 2004 a 2010
-  Articulista da revista Boa Forma “No Divã”
-  Psicólogo da Agência  L'Equipe de modelos.
-  Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br


11 - 3887 9738    www.tommaso.psc.br  tommaso@terra.com.br


Rua Bento de Andrade, 121    Jardim Paulista     São Paulo








Nenhum comentário: