terça-feira, 7 de maio de 2013

RELAÇÂO MÃE FILHA:NA PERCEPÇÃO DA PRÓPRIA BELEZA


IMAGEM CORPORAL


Relação mãe - filha : A IMPORTÂNCIA DA MÃE



  A interiorização dos valores estéticos se dá por uma forma de aprendizagem denominada “MODELAÇÃO”.

Modelação é uma forma de aprendizagem onde a criança adquire determinados comportamentos observando pessoas significativas afetivamente realizar. Esse aprendizado pode ser transmitido e  adquirido involuntariamente.

 No caso, a mãe é modelo de comportamento e de identificação para a filha. Sua importância será crucial na formatação da autoimagem e autoestima da filha.

  A influência cultural virá depois. Embora de fortíssimo apelo, se a menina tiver a mãe como primeira influenciadora terá menos dependência da cultura. Porém, além de palavras, deverá haver exemplos. O comportamento da mãe deverá ser coerente com suas instruções. Nossas instruções serão muito mais persuasivas se nós, de fato, as praticarmos.

  Quanto maior a auto aceitação estética da mãe, maior será auto-aceitação da filha. QUANTO MAIS REALIZADA FOR A MÃE MENOR PRESSÃO EXERCERÁ SOBRE A FILHA.  

  A criança não questiona a expectativa da mãe. Questiona a própria adequação. Então, diante de expectativas estéticas muito elevadas, a criança sentir-se-a feia e inadequada e procederá como tal. NÃO TENDO A RETAGUARDA MATERNA, procurará referências nas amigas e
na mídia.

  Quando sente que não corresponde na maior parte das vezes a essas expectativas, desenvolve insegurança. E essa insegurança poderá acompanhá-la para o resto de sua vida, não importando quão bela esteja.

  Sempre é oportuno lembrar: a satisfação com a própria aparência é muito mais função da autoestima do que da atração física em si. E o vértice mais importante do ser e estar é o SENTIR-SE bonita! É o desenvolvimento de uma relação saudável com sua beleza.


                     Dr. Marco Antonio De Tommaso
-  Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
-  Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
-  Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
-  Consultor da Unilever - Dove de 2004 a 2010
-  Articulista da revista Boa Forma “No Divã”
-  Psicólogo da Agência  L'Equipe de modelos.
-  Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br/estilo


11 - 3887 9738    www.tommaso.psc.br  tommaso@terra.com.br


Rua Bento de Andrade, 121    Jardim Paulista     São Paulo



Nenhum comentário: