quarta-feira, 17 de abril de 2024

Você sofre por antecipação?

 

Você sofre por antecipação?

A palavra "preocupação" quer dizer "prevenção", "ideia fixa e antecipada que perturba o pensamento", "sentimento  de apreensão, inquietação. sensação de medo", "ocupar-se antes do tempo".

A preocupação faz parte do quotidiano e é pertinente quando se refere a fato real, específico. Exemplo: tenho uma prova e devo preparar-me para ela. Aqui cumpre sua função: otimiza o desempenho. Preocupei-me com um fato específico e tomei providências para enfrentá-lo.

Mas, geralmente, nos preocupamos com coisas negativas que provavelmente nunca ocorrerão.

É quando a mente é ocupada pelos "E se...", sempre negativos, pessimistas? Quando a pessoa sofre por antecipação diante de um ou mais perigos criados pela própria mente? Quando diante de fatos futuros muitas vezes improváveis e até imaginários ela vive uma eminência de catástrofe?

Medo de doenças, perdas financeiras, perda de relacionamento e tantos outros.  Defendem-se ambicionando uma previsibilidade absoluta que, absolutamente , não existe.Visam controle total de tudo e de todos.Mesmo que supostamente conseguissem continuariam ansiosos...Não conseguem saborear a felicidade. Duvidam dela. Muitas vezes se descrevem como estando à beira de um precipício, uma sensação constante de que as coisas vão dar errado, sejam quais forem. A baixa autoconfiança supervaloriza o perigo das situações e minimiza a capacidade de enfrenta-las.

Mesmo que esse perigo não ocorra e, frequentemente não ocorre, há enorme sofrimento que afeta a qualidade de vida  e o funcionamento geral dessas pessoas, muitas vezes gerando doenças somáticas. O presente não é vivido e o futuro comprometido.  O corpo revela esses conflitos que a mente não consegue resolver.

Casos desse tipo  devem ser tratados com intervenção psicológica, via psicoterapia.

Dr. Marco Antonio De Tommaso
-  Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
-  Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
-  Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
-  Consultor da Unilever - Dove de 2004 a 2010

-  Articulista da revista Boa Forma “ Divã”

  Ansiedade, pânico, depressão, stress, compulsão alimentar, emagrecimento

-  Atendimento online
-  Assessoria psicológica para modelos e agências

-  Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br (em reformulação)

 

11 – 97255 1945 www.tommaso.psc.br  tommaso@terra.com.br

http://tommasopsicologia.blogspot.com/

 

 http://www.facebook.com/marcoantonio.detommaso.5

 

fanpage   https://www.facebook.com/drmarcotommaso

 

 

 

Nenhum comentário: