quarta-feira, 3 de agosto de 2011

COMO COMER LENTAMENTE

COMO COMER LENTAMENTE


Uma das características mais delicadas do comportamento alimentar de quem quer emagrecer é o fato de comer muito depressa. Você sabia que quando ingerimos a comida lentamente nos sentimos saciados com menos alimento?

Este também é um comportamento novo para as pessoas. É de fácil compreensão, mas precisa ser treinado. Observe as instruções e procure aumentar aos poucos o tempo que gasta para comer.

Tenha certeza: SE TREINAR IRÁ CONSEGUIR INGERIR MENOS ALIMENTO ! Use artifícios se for necessário. Pausas entre cada garfada, e talvez um relógio. Enfim, qualquer coisa que a lembre que você precisa RE APRENDER a utilizar o tempo da ingesta. O ideal é que leve cerca de vinte minutos para ingerir sua refeição, que é o tempo que o cérebro precisa para receber a mensagem de saciedade.

Exemplos de treinamento : coma uma fruta de sua preferência. Meça o tempo que demora para ingeri-la. No dia seguinte tente aumentar esse tempo. Coma-a com garfo e faca, faça pausas entre os pedaços, aumente o tempo de mastigação. Aos poucos vá aumentando esse tempo. Você notará a sensação de saciedade será maior quanto mais lentamente conseguir comer.


UM EXERCÍCIO:

Em um dia em que disponha de tranqüilidade tome o café da manhã e não coma mais nada. Com o passar do tempo de cinco a seis horas, dependendo da pessoa, notará que a sensação de fome começará a surgir. Sinta a contração em seu estômago, ás vezes leva fraqueza.

Agora alimente-se, mastigando lentamente, cada bocado de vinte a vinte e cinco vezes. Faça pequenas pausas a cada minuto e meio há dois minutos. PRESTE A ATENÇÃO NO DESAPARECIMENTO DA SENSAÇÃO DE FOME. ISTO É SACIEDADE!


Repita o exercício vários dias.

Você reaprenderá a sentir a diferença entre a “Fome orgânica” e outras emoções ou situações que geram a “fome ansiosa”.

NOTA: ESSA NÃO È UMA SUGESTÃO DE ALIMENTAÇÃO, MAS APENAS UM EXESCICIO DE CONSCIENTIZAÇÃO E PERCEPÇÃO DAS SENSAÇÕES DE FOME E DE SACIEDADE. VOCÊ DEVERÀ FAZER, NO DIA A DIA, INTERVALOS REGULARES ENTRE AS REFEIÇÕES.


POR QUE COMER LENTAMENTE?

Quanto mais devagar você comer, mais facilmente ficará saciado com menor quantidade de comida . Porém, é necessário treinamento e perseverança, pois é um comportamento que, habitualmente quem precisa emagrecer, não está habituado. Pratique, pois, e sentirá a diferença.

COMO COMER LENTAMENTE?

1. Coloque pequenas quantidades de alimento no garfo. Mastigue bem e lentamente. Repouse os detalhes ao lado do prato enquanto come.

2. Não coloque outro alimento na boca antes de engolir o primeiro bocado.

3. Saboreie o alimento. Lembre-se, o prazer é dado pelo tempo em que o alimento permanece em contato com a papila gustativa. É a qualidade e tempo e não a quantidade do alimento que irá produzir a sensação de prazer.

4. Concentre-se no que está comendo. Coloque todos os sentidos no que come. Sinta o cheiro, o paladar, a textura, a temperatura do alimento. Esforce-se para diferenciar os seus componentes.

5. A cada 3 ou 4 bocados faça uma pausa maior. Concentre-se na sensação progressiva de saciedade que vai surgindo.

6. Se você ainda está com fome continue comendo. Se não, não o faça só porque tem comida no prato. Decida, após avaliar, se vai continuar comendo ou não.

7. Sua dieta deve prever uma salada ou verdura. Comece sua refeição por ela e coma-a tão lentamente quanto possível. Você notará a diminuição da fome quando for comer outros pratos.


8. O controle que você está tentando não é fácil. É necessário trabalhar hora após hora, mas do que dia após dia. Uma falha não justifica desistir e entregar-se a uma sucessão de falhas. Com o passar dos dias você perceberá que cada tempo conquistado com alimentação normal reforçará seus hábitos alimentares saudáveis.

Nenhum comentário: