sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SEXUALIDADE E EMAGRECIMENTO

SEXUALIDADE E EMAGRECIMENTO


Não existe causa única para a obesidade. Mas que obesidade, falamos em “obesidades”, querendo isto dizer que cada pessoa apresenta um conjunto de fatores diferentes que podem gerar ou manter o excesso de gordura.

A obesidade pode ser a linguagem que o corpo encontra para denunciar um conflito psicológico. Quando isso ocorre, emagrecer inclui trabalhar psicologicamente o sofrimento que o peso excessivo visa esconder e que acomete o obeso, decorrente de suas limitações físicas, sociais, profissionais, estéticas, etc.

Um dos fatores pouco abordados é aquele que se refere à sexualidade.

A comida é um prazer. Só não pode ser O prazer nem substituir prazeres outros como o sexual via excesso de comida. Alguns autores afirmam que nem todos que comem demais têm problemas sexuais, mas todos que têm problemas sexuais comem demais. Certo ou errado, devemos investigar a sexualidade da pessoa que quer emagrecer. Em nossa cultura falamos em “comer alguém”, referindo-nos ao ato sexual.

A obesidade pode ser uma forma de resposta diante do sexo, uma forma de escondê-lo, um escudo para fugir dele. Uma defesa contra a sexualidade e até contra a possibilidade de infidelidade. Uma forma de “enfear-se” e tirar de si o foco da admiração alheia, por senti-la como perigosa ou pelo temor de sua reação diante dela.

De qualquer forma, na abordagem psicológica visando o tratamento da obesidade/sobrepeso, a sexualidade deverá ser criteriosamente analisada.


Dr. Marco Antonio De Tommaso
- Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
- Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
- Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
- Consultor da Unilever - Dove de 2004 a 2010
- Articulista da revista Boa Forma “No Divã”
- Psicólogo da Agência L'Equipe de modelos.
- Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br/estilo


11 - 3887 9738 www.tommaso.psc.br tommaso@terra.com.br
http://tommasopsicologia.blogspot.com/


Rua Bento de Andrade, 121 Jardim Paulista São Paulo


Clínica Tommaso: “deixando de estar, aprendendo a ser”.

Nenhum comentário: