sexta-feira, 3 de maio de 2013

AUTO SABOTAGEM : O MEDO DE SER FELIZ


AUTO SABOTAGEM : O “MEDO DE SER FELIZ”


    Algumas pessoas temem que um projeto seu, mesmo que embasado em sua competência, “não dê certo”. Mas, com freqüência, quando indagadas “e se der certo?”, notamos embaraço e surpresa. Parecem entrar na situação “para não dar certo”. Parecem se auto sabotar!Tudo foi planejado corretamente, com detalhes, mas, na hora H. algo ocorreu e tudo ruiu. E, muitas vezes, por um ato que ela avalia como “involuntário” ou casual.
     Estas pessoas parecem ter sido “programadas”, modeladas pela educação para “darem errado”. Não se sentem merecedoras da felicidade. Sua baixa autoestima faz com que, embora conscientemente aspirem a felicidade, inconscientemente sabotem seus mais sinceros ideais. E, quanto mais baixa a autoestima, menor será a capacidade de se sentirem merecedoras do sucesso. Quando entabolam um projeto não se preparam para vencer, mas para serem vitimas perdedoras. Quando há um conflito entre um conteúdo inconsciente e uma vontade consciente... vence o lado inconsciente.
     Ser feliz parece proibido para as pessoas de baixa autoestima. A felicidade parece incomodar, gerar ansiedade e desconforto. Parece evocar ecos do passado que dizem “não mereço ser feliz”. Muitas vezes ocorrem culpa e sensação de inferioridade. Diante da eminência do sucesso é como se a pessoa se sentisse um impostor, passível de ser descoberto a qualquer momento. A falta de coragem de assumir a felicidade faz com que, ao invés de questionar essas vozes destrutivas num diálogo interno, acreditem piamente nela e a obedeçam.

     O medo da felicidade não é conseqüência da incompetência, mas da má avaliação da própria competência. Como se, apesar de desejarem seus objetivos, tivessem uma sensação íntima de incapacidade. A voz interna do imerecimento parece dizer “você é um engodo!”!

     Na base está a baixa autoestima. A sensação de que seu destino não é ser feliz. Um sentimento de culpa baseado em crenças errôneas acerca de si mesmo, do ambiente e do futuro. Pessoas com baixa autoestima se condenam com a autopunição e provocam o insucesso e sua ocorrência reforça as crenças subjacentes de incapacidade. A profecia inconsciente se realiza. Diferentemente, pessoas com autoestima adequada perseveram, tomando o insucesso como oportunidade de aprendizado, e aumentam as chances de vitória.


Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.