sexta-feira, 15 de março de 2024

Desvendando a Ansiedade Generalizada (TAG) Um Guia Para todos

 

Desvendando a Ansiedade Generalizada (TAG): Um Guia para Todos

 

Você já se sentiu constantemente nervoso, como se seus nervos estivessem à flor da pele? Talvez você tenha uma preocupação ansiosa e pessimista em relação ao seu futuro ou ao de seus entes queridos, sentindo-se à beira de um abismo o tempo todo. A sua mente parece nunca relaxar, sempre procurando algo para se preocupar - seja o saldo bancário, a profissão do seu marido, a saúde dos seus filhos ou outras inquietações que parecem surgir automaticamente quando você resolve uma preocupação anterior. Se isso soa familiar, você pode estar lidando com a Ansiedade Generalizada (TAG).

A TAG é um distúrbio crônico que difere de fobias sociais ou ataques de pânico, pois não envolve a evitação de situações específicas. Em vez disso, o sintoma-chave é uma preocupação ou medo excessivo e difuso que consome a maior parte do seu tempo, gerando expectativas apreensivas e desconforto, incluindo sintomas físicos. Você está sempre preocupado, incapaz de se livrar dessas preocupações e enfrentar o dia a dia de maneira adequada. Você antecipa tragédias, desastres ou até mesmo o fracasso em tarefas cotidianas, como suas responsabilidades profissionais, a saúde de seus entes queridos, doenças, acidentes e até mesmo a manutenção do seu carro.

A TAG está intimamente ligada ao estresse ambiental e, se não tratada, pode se tornar crônica, afetando várias áreas da sua vida. Para ser diagnosticada, você deve apresentar pelo menos seis dos seguintes sintomas:

Sintomas Psicológicos:

  • Hipervigilância, uma resposta exagerada de alerta.
  • Apreensão constante em relação a eventos futuros catastróficos.
  • Sensação de perigo iminente constante.
  • Dificuldade para se concentrar ou acalmar a mente.
  • Problemas para dormir e irritabilidade.

Sintomas Físicos:

  • Falta de ar e sensação de sufocação.
  • Palpitações cardíacas.
  • Sudorese, especialmente em mãos frias e úmidas.
  • Tonturas ou vertigens.
  • Boca seca e sensação de "nó na garganta".
  • Náuseas, enjoo, diarreia e outros problemas gastrointestinais.
  • Sensação de calor ou calafrios.
  • Micção frequente.

Sintomas de Tensão Muscular:

  • Agitação e inquietação psicomotora.
  • Tremores e contrações musculares devido à tensão crônica, especialmente no pescoço, nuca e mandíbula.
  • Fadiga excessiva.

Estudos indicam que aproximadamente 9,3% da população adulta sofre de TAG, e essa condição é responsável por uma parcela significativa das consultas médicas, onde o "nervosismo" é uma queixa comum. Os sintomas geralmente surgem na infância ou adolescência, com as mulheres sendo mais afetadas do que os homens na proporção de 3 para 2.

Além disso, a TAG frequentemente coexiste com outros distúrbios psicológicos, afetando cerca de 82% das pessoas que a experimentam. Se não for tratada, a TAG pode servir como um fator de vulnerabilidade para o desenvolvimento de outros distúrbios psicológicos, além de causar um impacto significativo na qualidade de vida.

Lembre-se de que o maior indicador da ocorrência de um transtorno psicológico é a presença de outro transtorno. Portanto, buscar ajuda e tratamento para a TAG é essencial para retomar o controle de sua vida e bem-estar. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando a TAG, não hesite em procurar a ajuda de um profissional qualificado queteha ‘ experiência e conhecimento para auxiliá-lo nesse caminho.

Você não está sozinho, e a ansiedade generalizada pode ser compreendida e tratada. Lembre-se de que o primeiro passo para a recuperação é buscar apoio e informação. Juntos, podemos enfrentar a TAG e recuperar o controle de nossas vidas. Para mais informações, visite o site do Dr. Tommaso em www.tommaso.psc.br ou entre em contato pelo telefone 11-97255-1945. A jornada para a superação da TAG começa agora."

 

.

Dr. Marco Antonio De Tommaso

 

 - Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo

- Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento –

- Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade

- Tratamento da ansiedade, emagrecimento, compulsão alimentar

 - Consultor da Unilever - Dove de 2004 a 2010

- Articulista da revista Boa Forma “ Divã”

- Assessoria psicológica para modelos e agências

- Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br (em reformulação)

 

11 – 97255 1945

 

 www.tommaso.psc.br

tommaso@terra.com.br

 

http://tommasopsicologia.blogspot.com/

 

http://www.facebook.com/marcoantonio.detommaso.5

 

fanpage https://www.facebook.com/drmarcotommaso

 

Insta : marco_tommaso_psicologia

 

Nenhum comentário: