sexta-feira, 17 de agosto de 2012

AMOR OU...NEUROSE A DOIS???


AMOR OU NEUROSE A DOIS?



Você escolhe parceiros problemáticos. Tem sempre a sensação de estar sendo preterida. Só se sente bem quando seu namorado está a seu lado. Vive sempre a eminência de perda e rejeição. Necessita de reiteradas e continuas manifestações e “provas” de amor. Sente-se desamparada quando de sua ausência. Precisa vigiá-lo por desconfiar dele mesmo sem fatos que justifiquem. Tem sempre a sensação de que será abandonada. Chama isso de amor...



Certamente, isso não é amor! É um tipo de relação que tem mais a ver com crise emocional que com algo semelhante a afeto. Estamos diante de um amor obsessivo, característico de pessoas com baixíssima autoestima, amor próprio nulo, que colocam no outro o fator de sobrevivência.



Indica dependência afetiva, insaciável mesmo diante de provas de afeto. Por mais que receba acha insuficiente. Está sempre queixosa, desconfiada e sua baixa autoestima a coloca sempre na eminência de rejeição. Não se gosta e não se vê com qualidades para que alguém goste.



 A fim de suprirem suas carências, elege um “salvador” e dele espera a resolução de sua vida.



Como isso não é possível, afinal o problema está dentro de si, sente ciúmes, raiva, medo da perda e racionaliza dando a esses sentimentos o nome de “amor”. Vive insegura e ansiosa.



Esse tipo de relação quase sempre acaba mal. Em outros casos, ocorrem autênticas patologias a dois.



Se você se identifica com algumas linhas deste texto, procure ajuda psicológica! Para amar de verdade você precisa, em primeiro lugar, amar a si mesma!







Dr. Marco Antonio De Tommaso
-  Psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo
-  Atuou no IPQ HC USP em pesquisa e atendimento
-  Credenciado pela Assoc Bras para Estudo da Obesidade
-  Consultor da Unilever - Dove de 2004 a 2010

-  Articulista da revista Boa Forma “No Divã”
-  Psicólogo da Agência  L'Equipe de modelos.

-  Consultor de psicologia do site www.giselebundchen.com.br




11 - 3887 9738    www.tommaso.psc.br  tommaso@terra.com.br






Rua Bento de Andrade, 121    Jardim Paulista     São Paulo






Nenhum comentário: