sábado, 25 de agosto de 2012

TRANSTORNO DO COMER NOTURNO


TRANSTORNO DO COMER NOTURNO

 

Muitas pessoas que fazem dieta se queixam que a noite tem mais dificuldade para seguir seu projeto de emagrecimento.

Ingerem 50% ou mais das calorias após a última refeição, entre as 20 e 6 horas, preferencialmente carboidratos e gorduras. O despertar é acompanhado de anorexia matutina (ausência de fome) e aos poucos vai se instituindo o hábito de refeições menores durante o dia e poupança de calorias a ser consumidas a noite. Algumas pessoas passam a planejar seu dia desta forma. Dieta de dia, comilança à noite. Essas pessoas podem apresentar insônia e chegam a levantar do leito para comer.

A comida funciona como uma espécie de ansiolítico e antidepressivo. Após a ingestão essas pessoas sentem-se culpadas.

Os desencadeantes são conflitos afetivos, ansiedade, stress, depressão, isolamento social, rompimentos afetivos, entre outros.

Ocorre em 1,5% da população, 10% dos obesos e em 27% dos obesos mórbidos.

Difere da compulsão alimentar, onde a ingestão de alimento é maior. Pessoas que apresentam compulsão alimentar levantam-se menos para comer a noite.

Se não for tratado, põe por terra qualquer projeto de emagrecimento, por mais competente que seja. O tratamento é interdisciplinar e envolve atendimento psicológico, nutricional e médico.


2 comentários:

Mariana Garuti Pinheiro Drugovich disse...

Olá Tommaso, sou nutricionista, acompanho seu blog e gosto muito das matérias!
Este problema é mais comum do que as pessoas imaginam e como você mesmo disse com um tratamento multidisciplinar os resultados são melhores. Uma estratégia simples mas que dá muito resultado em pessoas com este tipo de distúrbio é utilizar alimentos que favoreçam o sono, dêem saciedade e controlem a glicemia no período enquanto a pessoa dorme, em 3 semanas as vezes já vemos resultados utilizando como "ceia" 1 banana média + 1 col. de sobremesa de aveia + 1 fio de mel. Um lanche gostoso e que ajuda nos aspectos fisiológicos do período noturno.
Fica a dica!
Parabéns pelo blog!

TOMMASO disse...

Oi Mariana, muito oportuna sua observação! Parabéns!

Grande abraço